ABDOMINOPLASTIA
O que é abdominoplastia?
Procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele e, na maioria dos casos, restaura os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporção normais podem desenvolver um abdômen protruido, frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem:
-
Gravidez;
-
Envelhecimento;
-
Oscilações significativas no peso;
-
Hereditariedade;
-
Cirurgia prévia.
Como é a cicatriz?
A cicatriz ficará acima do púbis (como um prolongamento da cicatriz de cesária) e seu tamanho depende da quantidade de excesso de pele de cada paciente. Pacientes que apresentam maior volume nas laterais do abdome podem ter cicatrizes um pouco maiores para que esse excesso seja removido, porém dificilmente a cicatriz se prolonga além da linha lateral do corpo e sempre procuramos posicioná-la para que fique escondida embaixo da roupa íntima.
Como fica o umbigo?
É mantido o próprio umbigo da paciente. Após a retirada do excesso de pele, o umbigo é reposicionado e suturado no novo abdome, ficando com uma cicatriz ao seu redor.
Quanto tempo de internação hospitalar?
No geral 1 dia de internação. A paciente faz a cirurgia e recebe alta no dia seguinte.
A cirurgia pode ser realizada junto com outro procedimento?
Sim! Frequentemente as pacientes acabam realizando em conjunto a lipoaspiração ou mamoplastia. Porém outros procedimentos como: ninfoplastia, blefaroplasia, correção de varizes, etc podem ser realizados também.
O que é diástase de retos abdominais?
A diástase de retos abdominais ocorre principalmente em mulheres após a gestação. Devido ao crescimento do abdome, os músculos retos abdominais acabam se separando causando a diástase e deixando o abdome com aspecto mais globoso. Isto é corrigido durante a cirurgia de abdominoplastia com a plicatura (pontos feitos para aproximar novamente os músculos retos abdominais), dando um efeito de acinturamento à paciente.
É utilizado dreno?
Não. O dreno é substituído por pontos de adesão internos que irão reduzir a formação e o acúmulo de líquido.
Recuperação pós operatória
-
Andar curvada por 15 dias
-
Usar a cinta abdominal por 3 meses
-
Usar meias elásticas por 7 dias
-
Dormir na posição de canivete fechado por 15 dias
-
Drenagem linfática (pelo menos 10 sessões)